Vivência sobre o brincar com os pais: Projeto Criança
Os pais tiveram oportunidade de vivenciar um retorno a sua própria infância para lembrar-se de suas brincadeiras preferidas e seus brinquedos, possibilitando um resgate dos afetos vivenciados quando crianças. O objetivo foi poder repensar as brincadeiras de seus filhos, compreendendo o contexto que ocorre este brincar, além de identificar as fases conforme cada idade e seus interesses. Estamos numa época que cada vez sobra menos tempo para brincar com nossos filhos, devido ao trabalho dos pais, múltiplas atividades das crianças, etc.
O brincar é estruturante para o desenvolvimento global da criança, ao brincar a criança representa e vivencia o seu cotidiano, aprende a lidar com as frustrações, estabelece relações, lida com regras e estabelece seus limites e do mundo a sua volta.
A brincadeira envolve o brinquedo, mas também a criatividade e faz de conta, demanda a presença dos cuidadores (pai, mãe, avós, tios, educadores, etc.), nessa relação mediada pelo adulto, a criança desenvolve autoestima, confiança, potencial cognitivo, além de fortalecer seus vínculos afetivos.
Concluímos então que brincar, em qualquer idade, é muito bom e que brincadeira é coisa séria!
Escute sua criança e aprenda com ela!
Ana Néri Nascimento Maria Theresa Ritter
CRP 07/5630 AGATEF 0025
hananeri@pop.com.br teteritter@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário